Fala leitores!
Está oficialmente aberta a temporada de resenhas especial de Natal e, ufa! Como é difícil achar um livro com essa temática. Caso você esteja lendo esta resenha e conhece algum livro natalino, deixe aqui nos comentários. Vamos amar ter indicações de vocês!
Como todos sabem, essa é minha época do ano favorita. Sou simplesmente apaixonado pelo Natal e para iniciar o mês, trouxe para vocês o livro “Um dia em Dezembro”, escrito pela autora; Josie Silver.
A história de Laurie se passa em Londres em um dia no mês de dezembro de 2008. É quase véspera de Natal e a nossa protagonista está ansiosa para dar um tempo em sua rotina. Laurie James sente que nada na sua vida está dando certo. Sem um emprego decente, sem casa própria e sem um namorado.
Agora, dentro de um ônibus e após um dia cheio e sem muitas novidades, Laurie encara a neve caindo do lado de fora e cruza seu olhar com um estranho, lendo, sentado no ponto de ônibus. Ambos se encaram e é como se o chão tivesse aberto sobre os seus pés. Antes que pudessem fazer qualquer coisa, o ônibus segue viagem.
A convicção de que aquele homem é o amor da sua vida deixa Sarah (Melhor amiga e colega de quarto de Laurie) intrigada com a história. Amor à primeira vista? Isso existe? Para nossa protagonista sim! Agora Sarah ajudará a melhor amiga a encontrar seu amor.
“Dez meses é muito tempo para procurar por um completo desconhecido, presumindo que ele esteja solteiro, goste de mim e não seja um psicopata. Sarah vive falando que preciso encontrar outro cara antes que vire freira. Sei que ela tem razão, mas meu coração ainda não está pronto para abrir mão dele. Aquela sensação quando nossos olhos se encontraram – nunca passei por aquilo antes, nunca.”

Quase um ano se passou desde aquele encontro, as amigas estão quase desistindo de encontrar o homem misterioso. Foram longas caminhada entre bares, cafés, restaurantes e pontos de ônibus… O tempo está passando, e as esperanças de Laurie também.
É dezembro novamente e Sarah não para de falar sobre seu novo e lindíssimo namorado e ela está louca para apresentar para sua melhor amiga. Durante uma festa de Natal, ambos são apresentados. O nome dele é Jack O’Mara e de fato, ele é gato demais e… MEU DEUS! É o cara do ponto de ônibus.
O coração da jovem é estilhaçado, o frio lá fora agora é fichinha para o que Laurie está sentindo. O amor da sua vida é namorado da sua melhor amiga. Tudo piora quando Jack diz não a conhecer. Mentira ou verdade?
Focada em enterrar esse sentimento avassalador e aceitar “conviver” entre o casal do ano, a garota segue com sua vida pacata e assombrada pelos fantasmas do seu passado. O tempo passa “Mas o que são cem anos para quem se ama de verdade?”
Nessa história de amor, acompanhamos Laurie, Sarah e Jack por dez anos de amizade e segredos. Conforme o tempo vai passando vamos entendendo que o destino as vezes nos leva por caminhos diferentes com o único objetivo de fazer você entender que nem tudo acontece da forma como deseja e que tudo tem um propósito.

O que esperar dessa história? O que o destino reserva para os protagonistas? Laurie e Jack: existe um futuro para eles após dez anos?
Opinião pessoal sobre o livro: Curti e não curti.
O que era para ser uma linda história de amor, acabou virando um livro de lamentações da protagonista. O casal central quase não se encontra, não existe uma conversa resolvendo todos os arcos abertos e apesar de tudo indicar que o casal estava “destinados um ao outro”, não conseguimos sentir a química ou até mesmo sentir a “dor” da personagem.
Achei que faltou um pouco mais de dinamismo e alguns plots para manter o relacionamento entre livro e leitor. Com quase quatrocentas páginas, esperava um fecho melhor para entender esse “grande” amor capaz de sobreviver ao tempo.
O lado positivo de capítulos curtíssimos, é que torna a leitura fácil e fluída. Ideal para quem está fugindo de uma ressaca literária ou está criando o hábito de ler. Mas, o que adianta ter essas características se a história é um tanto rasa, não é mesmo?
Enfim, cada um tem um gosto pessoal e espero que você tenha uma experiência muito melhor que a minha. Fiz a resenha, mas a pergunta eu deixo para vocês: Esse é um livro para recordar?

Verdade quanto a dificuldade para achar livros com a temática natalina. Tanto que eu comprei esse, pois foi o que mais me chamou a atenção. Foi uma leitura até agradável, apesar de eu ter achado a narrativa um pouco arrastada.
Um abraço, Bruno!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade Andréia. Eu amo livros com temáticas natalinas, e adoraria que tivessem mais histórias por aí para trazer para os leitores fãs dessa época do ano. Também achei meio arrastado, pra gente que é adulto pesa um pouco e tals, mas é um ótimo livro para apresentar para a criançada e para quem tá iniciando o hábito de leitura. Obrigado por comentar e partilhar com a gente sua opinião, fico mto feliz te ver por aqui! Grande abraço! ♥️
CurtirCurtir